
A solidão e o tédio não fazem bem a ninguém, seja a um humano ou aos bichinhos de estimação. É cada vez mais comum eles passarem mais tempo sozinhos em locais fechados, em especial em apartamentos, devido a vida agitada e à sobrecarga de compromissos diários. Os animais precisam de atividades, entretenimento, para se sentirem bem. O tédio, um estado emocional perigoso, pode leva-los a ter problemas psicológicos, comportamentais e de saúde.
Sendo assim, é recomendado não deixar um cão sozinho em um ambiente desestimulante por muito tempo. Indica-se que o tempo máximo seja de 4 horas. Para que isso não ocorra, é necessário proporcionar diversão para ele, pois o entretenimento é um item básico para que o animal seja saudável e feliz.
Você não quer ver seu bichinho triste ou doente, não é mesmo? Para isso seguem algumas dicas para estimula-lo de forma saudável.
– Ocupe-o com exercícios físicos ou desafios mentais.
– Mudanças simples no espaço podem auxiliar na diminuição da monotonia.
– Brinquedos adequados podem ser bons parceiros nestas horas. Os brinquedos interativos são uma boa pedida.
– Que tal uma caça à ração? Esconder petiscos e ração pode ser uma boa atividade. Já existem brinquedos que têm essa função.
– Passeie diariamente com ele! Caso não possa, você pode contratar um passeador ou uma creche para cães.
– Permitir o acesso a janelas e portões é uma boa, mas lembre-se sempre de deixar o ambiente seguro.
– Se seu amigo tiver um espaço preferido na casa, coloque algum obstáculo que dificulte o acesso para que ele possa desenvolver novas formas de chegar àquele local.
– Adotar um companheiro é uma excelente possibilidade!
– Novos aromas e sabores estimulam o cão: hortelã, erva-doce e manjericão são ótimas opções.
Fontes: